O Ponto C, equipamento cultural de referência em Penafiel, anuncia a sua programação para os meses de julho e setembro, cujo ponto alto será a comemoração do seu 2.º aniversário.
“Sob o compromisso de se continuar a afirmar como um polo dinâmico, inclusivo e intergeracional, o espaço preparou uma agenda multidisciplinar para a época estival e de rentrée”, refere a autarquia que adianta que o “ proposta conta com grandes concertos sinfónicos, produções teatrais de renome internacional cruza e parcerias com academias locais, culminando nos dias 25, 26 e 27 de setembro com um fim de semana de portas abertas à comunidade, que oferecerá 24 iniciativas artísticas de acesso gratuito em salas interiores e espaços verdes exteriores”.
A viagem cultural arranca logo no dia “3 de julho com “Sons do Brasil”, um concerto inédito da Orquestra do Norte com o trompetista Gileno Santana, sob a direção do maestro Fernando Marinho, que celebrará clássicos como “Garota de Ipanema”, “Carinhoso” e “Aquarela do Brasil”.
O final do mês de julho será inteiramente dedicado ao teatro e à dança.
“ No dia 24 de julho é apresentada a peça “O libertino passeia por Braga, a idolátrica, o seu esplendor”, com texto de Luiz Pacheco, encenação de António Olaio e interpretação de André Louro, que recorre à sátira e à autoironia para retratar o confronto de um provocador com os costumes morais da época”, reforça o município que sublinha que logo no dia seguinte, a 25 de julho, a “MD – Academia de Dança de Penafiel apresenta “Fragmentos de Encantar”, uma viagem coreográfica inspirada no percurso da escola, cabendo o encerramento do mês, a 31 de julho, ao espetáculo “Urban Show” da Revolution Dance Crew, focado nas danças urbanas”.
No dia 4 de setembro, destaca-se o “sucesso internacional “Arte”, de Yasmina Reza, com encenação de António Pires, mordaz comédia sobre as relações humanas, a vaidade e o ego conta com as interpretações de Cristóvão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo”.
No dia 12 de setembro, a agenda desdobra-se em “dois momentos de destaque: a coreografia “Bright Horses”, de Carminda Soares e Maria R. Soares, interpretada por três duplas de irmãos gémeos, e a inauguração da exposição de pintura “Sargaceiros – Entre o Mar e a Terra”, de Carla Anjos, que ficará patente ao público até 10 de outubro”.
No dia 19 de setembro, o Ponto C apresenta “VIA + DJ panoptic”, uma peça que retrata a deterioração progressiva de um veículo até à destruição, estabelecendo um paralelismo com a degradação do meio ambiente, por Ana Mula, com música de Rodrigo Ferreira”.
O Ponto C será também palco de “duas conversas sobre saúde mental e superação moderadas pelo médico penafidelense Filipe Serralva”.
A primeira acontece a 2 de julho com o ator e apresentador Paulo Azevedo, sob o mote “Não há impossíveis”, e a segunda está agendada para 10 de setembro, com Luís Portela a liderar a conferência “Ciência e Sobrevivência da Consciência”.
Em paralelo com a atividade do Ponto C, o concelho de Penafiel acolhe até 27 de setembro mais uma edição do programa Sentir o Verão.
Esta iniciativa estende a dinâmica cultural e recreativa a todo o município através de eventos emblemáticos como a Noite Branca, a Agrival, o Dia dos Avós, o Water Slide Summer, o Festival 17.70, a Festa do Caldo de Quintandona e a Penafiel Run. Toda a informação aqui.
PONTO C DE PARABÉNS: 2 ANOS
Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, o Ponto C, equipamento cultural de referência em Penafiel, assinala o seu segundo aniversário com uma programação multidisciplinar, inclusiva e gratuita.
Com o objetivo de “agradecer e festejar o envolvimento da comunidade ao longo destes dois anos, o centro cultural abre as portas a 24 propostas artísticas que vão ocupar as salas interiores e os espaços verdes exteriores, cruzando talentos locais com produções internacionais premiadas”.
As festividades arrancam na sexta-feira, dia 25 de setembro, com um foco especial na diversidade transatlântica, no humor e nas artes performativas.
O público poderá usufruir, em formato permanente até outubro, da instalação sonora “Sofá em Mi Maior”, da companhia Amarelo Silvestre, assente em textos de Lígia Soares e Rafaela Santos que convidam à introspeção.
“O primeiro dia conta ainda com “As Cores da América Latina”, uma vibrante celebração de máscaras e música pela companhia manauara Panorando, vencedora do Prémio Shell de Teatro em 2024”, reforça o município que afirma que “no plano coreográfico, Né Barros dinamiza o encontro “Coreografias”, onde debate o seu mais recente livro e antecipa o espetáculo “Esta Hora de Espanto”, que junta sete bailarinos e uma bateria ao vivo numa atmosfera punk-claustrofóbica”.
“ A comédia marca presença através do espetáculo de humor observacional “Está Tudo Sob Controle!”, protagonizado pela humorista francesa Laura, radicada em Lisboa, seguindo-se a apresentação de um ensaio inédito de Kathleen Gomes sobre impotência política e sororidade, motivado pelo impacto da peça “Catarina e a Beleza de Matar Fascistas“ no concelho”, lê-se, ainda, na nota de imprensa que declara que a “noite encerra em ambiente de festa com o concerto da Kumpania Algazarra, ensemble sintrense que traz o seu novo disco “Tudo ao Contrário”, fundindo funk, ska, folk e sonoridades balcânicas”.
O sábado, dia 26 de setembro, será dedicado à “identidade, à comunidade e à ligação ao território”, com a manhã a começar no jardim com os acabamentos e a cozedura de peças criadas na “oficina raku”, orientada por MC Keramicos, ao mesmo tempo que arranca uma caminhada interpretativa ao longo do rio Cavalum, organizada em parceria com a ADA Cavalum com preocupações ecológicas e artísticas.
De volta ao Ponto C, Fernando Nogueira apresenta “À Deriva”, uma performance de novo circo em mastro chinês que explora o equilíbrio na solidão.
Nas artes teatrais, destaca-se o lançamento da plataforma “AFalaDelas”, um projeto de Anabela Almeida, Inês Lopes e José António Tenente focado em monólogos criados por mulheres”.
“Após o momento simbólico de brinde aos parabéns com o público, o palco recebe a peça de marionetas “Des-conocido”, uma abordagem à saúde mental pelo histórico Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru”, lê-se, ainda, o comunicado que nos foi enviado que recorda que a “noite atinge o seu auge comunitário com o concerto “Viagens na Minha Terra”, que celebra os 50 anos do Grupo Coral de São Martinho de Recezinhos juntamente com os coros convidados de Abragão, Boelhe, Bustelo, Castelões, Galegos, Marecos, Matriz e Milhundos, além da Banda de Mancelos. A despedida do segundo dia faz-se em clima descontraído com o “Karaoke Mágico”, conduzido por Mike El Nite”.
O domingo, dia 27 de setembro, encerra as comemorações privilegiando a sustentabilidade, a partilha ao ar livre e os grandes concertos.
“Durante quatro horas, o jardim acolhe a Feira Verde, um mercado de economia circular onde os participantes podem trocar objetos usados diretamente por vouchers para espetáculos no Ponto C”, reforça a autarquia penafidelense que esclarece que a manhã inclui ainda o “Pequeno-Almoço Sonoro” do Lúcia-Lima Som Sistema e uma oficina criativa de Pintura de Seixos.
No plano audiovisual, o realizador Gabriel Silva Sousa apresenta “Cru(a) Residência”, um documentário intimista sobre a residência artística de Manel Cruz em Penafiel e as suas conversas com Nuno Melo Sousa.
O início da tarde traz o espetáculo circense “ConCorda”, um dueto acrobático de suspensão de cordas por Catarina Gameiro e Mariana Frazão.
Dentro de portas, a Banda Musical de Rio Mau, sob a direção de Hugo Vieira, apresenta “Dream Out Loud – Rumours of U2”, cruzando rock e música clássica na voz de Luís Cerqueira. A festa de aniversário termina com o concerto “Mediterrâneo Revisitado” de Valter Lobo, que terá como convidados especiais os cantores penafidelenses Ângelo Barbosa, Cristina de Sousa e J. Mystery.
Fotografia de destaque: DR/Câmara de Penafiel
Apoios
Contatos
Telefone:255 212 706
Morada:Avenida Egas Moniz, 173
Código-Postal:4560-546 Penafiel
Email:openafidelense@gmail.com
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.